Tutorial
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Tutorial
Comecem os jogos, e que a sua vida caia...
...junto com a sua esperança...
Ao ler esse texto vocês poderão achar tudo muito complicado, mas enquanto estiverem jogando verão o quanto tudo isso é simples. Não se preocupem!
Algumas regras:
-O jogo se dará por turno, que será entendido como 1 post cada turno. Não é permitido posts duplos, salvo alguma exceção solicitada pelo narrador.
-Os posts não poderão ser editados, evitando que se burle o resultado dos dados. Caso precise consertar algo, faça um segundo post justificando o que está sendo alterado em relação ao primeiro.
-Caso tenha dúvidas poste na seção do Bar, sua dúvida pode ser a dúvida de outros jogadores.
-O post do jogador será seguido do posto do narrador, e assim sucessivamente.
Enquanto o jogador estiver narrando sobre seu personagem, duas ações devem ser definidas. Por exemplo:
O personagem está vasculhando cada canto do local onde se encontra (1ª ação, neste caso solicitarei um teste com dados para saber se ele encontrou alguma coisa) e depois ele decide sair dali (2ª ação - ele terá as opções para onde quer seguir... subir escadas, ir para a porta A, B ou C – exemplo, ir ao jardim, etc.).
*Nem sempre será solicitado um teste de dados, muitas vezes o resultado dado pelo narrador será satisfatório para o desenrolar da história. Testes de dados serão realizados para a execução de tarefas complexas.
Quando se deparar com um fantasma, as ações podem ser inúmeras. O jogador pode decidir atacá-los, tentar conversar (cuidado, nem todos são hostis), exorcizá-lo ou fugir. Caso o jogador decida batalhar contra o fantasma, também se deve definir duas ações. Por exemplo:
Tentar exorcizá-lo duas vezes (*caso falhe a primeira terá uma segunda chance) ou tentar exorcisar e tentar se esquivar de um possível contra-ataque, ou simplesmente fugir e fugir (lembre-se que os fantasmas podem atravessar as paredes, enquanto que o jogador terá de correr desviando-se de objetos como paredes, mesas, etc.).
Jogando os dados:
-Nesse módulo será utilizado dados de 10 lados.
-Para rolar os dados, em seu post utilize a tag Outros >> Random e digite 10 entre elas, isso fará com que o sistema sorteie um número entre 1 e 10.
Resultado dos dados:
Para saber se uma ação foi bem sucedida ou não, utiliza-se a seguinte fórmula:
Qtd Dados = Valor Atributos Físicos/Psicológicos
Dificuldade = 10 – (Atributos*2)
Resultado = Média(Qtd Dados)
Se o resultado dos dados for maior do que a dificuldade, a ação será bem sucedida, caso contrário a ação não surte efeito e algo acontece.
Por exemplo:
O personagem deseja passar por certo dormitório sem que o fantasma, que ali ronda, perceba sua presença.
Teste: Furtividade (que está relacionado com sua Agilidade conforme consta na ficha do personagem)
Agilidade: 5
Furtividade: 3
Qtd Dados = 5 (o jogador terá que postar 5 tags [ ramdom]10[ /ramdom])
Dificuldade = 10 – (3*2) = 10 – 6
>>> Dificuldade igual a 4
Rolando (os 5) dados:
[ ramdom]10[ /ramdom]
[ ramdom]10[ /ramdom]
[ ramdom]10[ /ramdom]
[ ramdom]10[ /ramdom]
[ ramdom]10[ /ramdom]
Resultado:
7
3
5
4
5
>> Média = 5 (*se arredonda os números fracionados de 1 a 4 para baixo e de 5 a 9 para cima)
5 (rolagem de dados) é maior do que 4 (dificuldade), então o jogador conseguiu atravessar sem ser notado pelo fantasma!
>>...do contrário, o fantasma perceberia sua presença.
*O narrador sempre solicitará quais serão os atributos testados de acordo com a ação do jogador.
...junto com a sua esperança...
Ao ler esse texto vocês poderão achar tudo muito complicado, mas enquanto estiverem jogando verão o quanto tudo isso é simples. Não se preocupem!
Algumas regras:
-O jogo se dará por turno, que será entendido como 1 post cada turno. Não é permitido posts duplos, salvo alguma exceção solicitada pelo narrador.
-Os posts não poderão ser editados, evitando que se burle o resultado dos dados. Caso precise consertar algo, faça um segundo post justificando o que está sendo alterado em relação ao primeiro.
-Caso tenha dúvidas poste na seção do Bar, sua dúvida pode ser a dúvida de outros jogadores.
-O post do jogador será seguido do posto do narrador, e assim sucessivamente.
Enquanto o jogador estiver narrando sobre seu personagem, duas ações devem ser definidas. Por exemplo:
O personagem está vasculhando cada canto do local onde se encontra (1ª ação, neste caso solicitarei um teste com dados para saber se ele encontrou alguma coisa) e depois ele decide sair dali (2ª ação - ele terá as opções para onde quer seguir... subir escadas, ir para a porta A, B ou C – exemplo, ir ao jardim, etc.).
*Nem sempre será solicitado um teste de dados, muitas vezes o resultado dado pelo narrador será satisfatório para o desenrolar da história. Testes de dados serão realizados para a execução de tarefas complexas.
Quando se deparar com um fantasma, as ações podem ser inúmeras. O jogador pode decidir atacá-los, tentar conversar (cuidado, nem todos são hostis), exorcizá-lo ou fugir. Caso o jogador decida batalhar contra o fantasma, também se deve definir duas ações. Por exemplo:
Tentar exorcizá-lo duas vezes (*caso falhe a primeira terá uma segunda chance) ou tentar exorcisar e tentar se esquivar de um possível contra-ataque, ou simplesmente fugir e fugir (lembre-se que os fantasmas podem atravessar as paredes, enquanto que o jogador terá de correr desviando-se de objetos como paredes, mesas, etc.).
Jogando os dados:
-Nesse módulo será utilizado dados de 10 lados.
-Para rolar os dados, em seu post utilize a tag Outros >> Random e digite 10 entre elas, isso fará com que o sistema sorteie um número entre 1 e 10.
Resultado dos dados:
Para saber se uma ação foi bem sucedida ou não, utiliza-se a seguinte fórmula:
Qtd Dados = Valor Atributos Físicos/Psicológicos
Dificuldade = 10 – (Atributos*2)
Resultado = Média(Qtd Dados)
Se o resultado dos dados for maior do que a dificuldade, a ação será bem sucedida, caso contrário a ação não surte efeito e algo acontece.
Por exemplo:
O personagem deseja passar por certo dormitório sem que o fantasma, que ali ronda, perceba sua presença.
Teste: Furtividade (que está relacionado com sua Agilidade conforme consta na ficha do personagem)
Agilidade: 5
Furtividade: 3
Qtd Dados = 5 (o jogador terá que postar 5 tags [ ramdom]10[ /ramdom])
Dificuldade = 10 – (3*2) = 10 – 6
>>> Dificuldade igual a 4
Rolando (os 5) dados:
[ ramdom]10[ /ramdom]
[ ramdom]10[ /ramdom]
[ ramdom]10[ /ramdom]
[ ramdom]10[ /ramdom]
[ ramdom]10[ /ramdom]
Resultado:
7
3
5
4
5
>> Média = 5 (*se arredonda os números fracionados de 1 a 4 para baixo e de 5 a 9 para cima)
5 (rolagem de dados) é maior do que 4 (dificuldade), então o jogador conseguiu atravessar sem ser notado pelo fantasma!
>>...do contrário, o fantasma perceberia sua presença.
*O narrador sempre solicitará quais serão os atributos testados de acordo com a ação do jogador.
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